Tudo sobre e-commerce: A Influência do Mobile
Lá estamos nós viajando e pimba: lembramos que precisamos comprar o presente de aniversário do sobrinho e tem que ser naquele dia porque senão não chegará a tempo do aniversário! Então, o que fazemos? Pegamos nosso queridinho de todos os momentos – o celular – e vamos comprar rapidinho para não perder um minuto sequer da viagem, simples assim! Mas aí você entra na loja que iria comprar o presente e descobre que ela não é responsiva, milhares de lágrimas caem sobre o rosto pois nossa internet móvel não colabora e o site está super pesado, logo decidimos desistir da compra naquela loja e buscamos outra que tenha o mesmo produto e seja responsiva. Quantas vezes isso já aconteceu com você ou com alguém que você conhece?! Mais comum do que você imagina, muitas lojas perdem muito dinheiro porque ainda não pensam na praticidade para o usuário! Muito mais que um novo canal de vendas, o mobile merece muito a atenção dos lojistas.
Em 2015, 12% das compras online foram feitas através do mobile, porém, se olharmos todo o processo que antecede a compra, podemos perceber que a grande maioria dos clientes em algum momento usou seu celular para decidir a compra, seja ela na busca pelo produto, comparação de preços ou a compra realmente dita. Portanto, devemos sim nos preocupar com o mobile, pois cada vez mais as compras estão seguindo para este universo de navegação.
Existem duas formas de você estar presente na mão do seu cliente: por um website responsivo ou por um aplicativo! Entenda as diferenças e escolha a melhor para a sua loja!
Responsivo
O e-commerce responsivo é aquele que vai se adaptando a resolução da tela do cliente a fim de proporcionar uma melhor navegação para o cliente, ou seja, ele pode ser visto de formas diferentes em cada dispositivo, desta forma seu cliente encontrará mais fácil as informações relevantes, sem perder nada do que a sua loja oferece, além de deixar os textos com um tamanho mais confortável para leitura. Essa navegação acontece somente quando o cliente estiver com acesso a internet e o mais legal é que em versões mais otimizadas ele fica mais leve, facilitando a navegação em redes móveis. O seu desenvolvimento é menos custoso pois pode ser feito durante a programação do seu site, tendo apenas como extra as configurações para as telas menores. Outra coisa bacana é que a plataforma do seu site irá comandar o seu responsivo, portando, as informações de controle de vendas, estoque, fotos e tudo mais ficarão em um único lugar.
Aplicativos
Os aplicativos de lojas virtuais são a sensação do momento! Programando uma loja novinha para o seu cliente, ela poderá ter uma estrutura diferente do seu site, porém ela deve sempre seguir a mesma linguagem visual para que o cliente tenha a certeza de estar comprando realmente de você! Por ser um aplicativo, você consegue agregar mais funções a sua loja, como o login por App do Facebook, usar a Geolocalização e até mesmo a agenda, onde pode adicionar lembretes no celular do seu cliente lembrando ele de datas importantes por exemplo, funções essas que não são possíveis em um projeto responsivo.
Programado em uma plataforma diferente da sua loja online, em algumas plataformas de e-commerce como o Magento, é passível de integração, o que facilita a sua manutenção da loja, pois o seu cadastro de produtos será feito na versão desktop e será replicado no aplicativo, da mesma forma que as vendas que forem feitas pelo aplicativos serão replicadas na plataforma desktop, onde facilitará o seu processo administrativo.
Como o aplicativo é programado independente da versão desktop o seu valor é mais elevado, porém ele tem diversas vantagens tais como as notificações por push, onde a cada nova promoção você pode avisar o seu cliente e estar mais próximo dele com um custo de comunicação em marketing bem mais baixo.
Visão geral
Existem no mercado hoje muitas lojas que estão com mais de 50% do seu faturamento ocorrendo por mobile! Portando, independente da forma que você irá atingir o seu público essa é uma funcionalidade que você não poderá deixar para trás. O mobile hoje não é mais um canal extra de vendas e sim uma função nova, visto que ele é indispensável para o seu negócio rentabilizar ainda mais rápido!