Tudo sobre e-commerce: Marketing e Vendas
Um dos grandes fatores que influenciam a compra do cliente é o volume de informações que você oferece a ele na hora da escolha do produto, quanto mais informação você tiver melhor, pois assim você não abre a margem da dúvida e ele pode realizar a sua compra imediatamente! Portanto, sempre deixe claro para o cliente todos os detalhes do seu produto, sejam informações técnicas, de uso, manutenção, como também de como usar o produto, por exemplo: você vende móveis e pode inspirar ele a usar aquela peça em determinados ambientes ou com determinadas decorações 🙂 Outro ponto importante é cuidar do SEO na hora do cadastro do produto, isso fará com que você economize muito dinheiro a longo prazo, pois ele é responsável em apresentar o seu produto nos buscadores de forma gratuita!
As imagens também são de suma importância na sua loja, pois é através dela que o cliente irá ver a qualidade dos seus produtos. Fotos bem produzidas e fotos ambientadas valorizam o produto, gerando uma sensação de desejo de compra no cliente, portanto não economize nessa hora, as fotos serão um dos grandes fatores de decisão de compra.
Com descrições bem trabalhadas e imagens bem produzidas os seus produtos estão prontos para serem apresentados com qualidade para o seu cliente! Mas, como fazer o seu cliente chegar até a sua loja?!
Ao contrário do que muitos pensam, ter uma loja virtual não é só colocar ela no ar e esperar o milagre acontecer, há várias ações que deverão ser feitas para que a sua marca ganhe representatividade no mundo digital, além de se posicionar para que os clientes cheguem mais fácil até você! Confira algumas ações e ferramentas que podem te ajudar a divulgar a sua loja e converter as suas visitas em vendas.
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é responsável por todo o tráfego orgânico originário dos buscadores (Google, Bing, Yahoo…), é através dele que a sua empresa será conhecida quando um cliente estiver buscando por um produto que você vende, porém para que isso realmente aconteça, você precisa trabalhar bem esse “detalhe”, pois além do seu trabalho a sua plataforma terá que ter um bom desempenho de indexação de conteúdo. No SEO você irá trabalhar as palavras chaves que o seu cliente poderá usar para encontrar o seu produto, os textos e títulos que serão apresentados caso o seu produto seja compartilhado em uma mídia social ou o que irá aparecer para o seu cliente quando o seu produto for exibido como resposta de uma pesquisa. Por isso é importante trabalhar com cautela, pois você irá despertar o interesse do seu cliente em conhecer ou não o seu produto através do texto que você estará apresentando. Há algumas regrinhas e macetes que você deverá seguir para se sobressair sob seus concorrentes.
Criteo
Uma ferramenta de anúncios paga, que irá fomentar a sua presença em anúncios de display, que são aquelas anúncios com imagens que aparecem nos grandes portais. Sua tecnologia entrega anúncios com base no histórico do cliente, o que torna a ferramenta mais assertiva e com um potencial de conversão maior. Você poderá criar diversos anúncios e irá pagar por clique, então terá controle fácil dos seus gastos evitando sustos.
AdRoll
Uma ferramenta de retargeting, que pode ser usada especificamente para algumas plataformas, por exemplo, se seu público passa muito tempo no Facebook, você pode contratar um módulo em que caso o usuário tenha acessado o seu site, ele será impactado no Facebook com anúncios da sua loja e também anúncios específicos dos produtos que ele visitou, assim você ficará presente na memória do seu cliente, lembrando que ele ainda não comprou o produto que deseja. Paga por clique também, irá tornar-se fácil para o controle de gastos.
Kenshoo
São diversas ferramentas que irão ajudar a otimizar os seus recursos de campanha a fim de melhorar o retorno da verba, ou seja, ele usa a sua inteligência para investir mais em produtos que convertem mais, garantindo um ROI melhor.
Ads
Tanto no Google, quanto Bing, Yahoo e outros, os Ads são anúncios pagos para apresentar o seu anúncio quando um cliente buscar por uma palavra que você patrocina. Ideal para alavancar produtos e marcas, os Ads possuem fácil gerenciamento financeiro, porém a estratégia de anúncios é avançada, onde você deve conhecer bem os seus clientes e produtos para poder utilizar da melhor forma possível a sua verba, a fim de garantir um melhor resultado de campanha.
Facebook Ads/Instagram Ads
Usado para impulsionar publicações específicas ou a sua página, são anúncios patrocinados dentro do Facebook onde você poderá impactar o seu público-alvo com maior facilidade.
Chaordic
A Chaordic oferece diversas ferramentas de otimização de conversão de vendas, dentre elas a ferramenta que impacta o seu cliente com email sobre o produto que ele tem interesse, ou seja, a ferramenta identifica através do histórico de navegação do seu cliente na sua loja qual o produto que o seu cliente tem interesse e envia e-mails com informações sobre o produto, como por exemplo: Seu produto está lhe esperando, o preço do seu produto baixou e outros… Isso ajuda a elevar as suas conversões com aqueles cliente que já possuem interesse no seu produto.
RD Station
A RD Station trabalha com um sistema de inbound marketing, que consiste em alimentar o seu cliente com conteúdos de interesse dele, amadurecendo o seu conhecimento sobre tal, até conseguir atribuir o seu produto no processo e gerar o interesse de compra do produto. A ferramenta permite automação total do processo, então o seu trabalho será inicial, posteriormente a ferramenta irá trabalhar sozinha.
E-mail Marketing
Usado para comunicação com clientes ativos da empresa, é a ferramenta mais barata para marketing! Pagando centavos por envio por e-mail, quando usada com listas de interesses e segmentos bem trabalhados, pode render boas conversões.
Visão Geral
Trabalhando uma boa estratégia de marketing e conhecendo bem o seu público e onde ele se encontra, você conseguirá ter bons resultados com investimentos baixos! Porém, até que ocorra o engajamento da sua marca no mercado, é de suma importância que você invista para que sua marca torne-se referência de informações e boas compras.
Gostou e quer investir no marketing da sua empresa? Entre em contato conosco que com certeza podemos lhe ajudar 😉